Resolvendo problemas e vendendo ideias

Volta e meia o acaso nos favorece e acabamos esbarrando em alguma informação que nos ajuda a resolver os problemas do nosso cotidiano. Meio que sem querer, esta semana encontrei o incrível material do Dan Roam, chamado de The Back Of The Napkin (algo como “o verso do guardanapo”, em bom português brasileiro).

O livro promete ajudar as pessoas na “resolução de problemas” e a “vender ideias”, tudo isto com a simples utilização de “figuras”. Parece coisa do nosso velho conhecido Adams Óbvio, não é? Todos que trabalham na área de Marketing e Comunicação sabem que uma boa apresentação de projeto deve ser sempre ricamente ilustrada, com a intenção de facilitar o entendimento da mensagem a que se propõe passar.

tbotn_cover
Capa do livro TBOTN, de Dan Roam. Clique na imagem acima para acessar o site do autor.

 

E foi mais ou menos isto que Mr. Roam fez: pegou algo que é consenso geral, que todos nós sabemos que funciona, fragmentou e transformou em um técnica interessantíssima que pode ser facilmente utilizada por qualquer um que precise acelerar a geração de ideias ou fazer uma apresentação de forma clara e com fácil entendimento por parte da audiência.

Várias sãos as dicas apresentadas no livro. Mas a essência da tese de Roam está baseada na aplicação de quatro ferramentas que o próprio autor disponibiliza de forma gratuita em seu site:

  1. A caixa de ferramentas do Visual Thinking;
  2. O Codex;
  3. O SQVID (Simple, Quality, Vision, Individual e Delta (percentual de variação, ou Change);
  4. A regra do <6><6>.

Para o autor, a utilização destes recursos auxilia no desenvolvimento da habilidade denominada por ele de “visual thinking” (pensamento visual), pois o sentido da visão facilita a interpretação de dados e nos permite acessar toda uma gama de possibilidades e novas ideias. Clique AQUI para fazer o download de um arquivo PDF com uma compilação feita por mim, que contém estas quatro ferramentas.

O assunto rende muitas ideias, aplicações e pode ter diversos desmembramentos. O livro é fácil de encontrar em qualquer boa livraria brasileira e não é dos mais caros. Sugiro dar uma boa conferida. Vale o investimento! #ficadica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s