Como calcular o zoom da sua objetiva?

Sempre que aparecemos com a câmera DSLR em um ambiente onde as pessoas não tem muito conhecimento sobre fotografia, alguém resolve fazer a pergunta: “Qual é o zoom da sua máquina?”

Princípio ótico do zoom
Princípio ótico do zoom.

A curiosidade é natural, pois esta é a linguagem que as pessoas estão acostumadas a “medir” os equipamentos: zoom e megapixels. Para tentar ajudar os amigos que sempre caem nesta armadilha, e ficam horas e horas tentando explicar que uma objetiva fotográfica usa outro tipo de referência, etc, etc, aqui vai uma forma simples, rápida e fácil para responder:

Para calcular o fator de zoom da sua objetiva, basta dividir o valor da distância focal máxima pela mínima.

Exemplo:
DF 18-55mm
(55 ÷ 18 = 3,055)
Significa que esta objetiva tem zoom de 3X.

Uma objetiva 28-300mm, possui um zoom ótimo de 10,7x
Uma objetiva 28-300mm, possui um zoom ótimo de 10,7X.

É claro que precisamos relacionar a objetiva ao tipo de sensor da sua câmera ( leia o post Desmistificando o fator de crop ), mas aí a conversa vai ficar loooonga demais, e tenho certeza que a resposta acima já é mais do que suficiente!

Anúncios

5 opiniões sobre “Como calcular o zoom da sua objetiva?”

    1. Oi Pedro!

      A Furb realiza o Curso Sequencial de Fotografia todos os semestres. Este é um curso de especialização que faz parte do Departamento de Educação Continuada da Universidade e tem como característica somente matérias específicas relacionadas à fotografia.
      Para maiores informações, visite o site da Furb: http://www.furb.br

      Acredito que você vai gostar!

    1. Bom dia Felipe!

      Sua pergunta é um tanto quanto “ampla”. Vamos ver se consigo ajudar…
      650-1300mm se refere a distância focal da objetiva e não tem relação com a distância entre a câmera e o sujeito/objeto a ser fotografado. Não sei se ficou claro no artigo acima.

      Com uma teleobjetiva, certamente você irá conseguir fotografar algo a 300 metros de você. A questão é COMO você deseja fazer este enquadramento: o detalhamento das mãos de uma pessoa ou a pessoa inteira? Aplaca do carro, o carro inteiro ou o carro andando em uma rodovia? Entende o que estou querendo dizer?

      Só alerto para alguns cuidados com as teles: escolha bem os materiais que compõem a objetiva, veja se são de qualidade e utilize sempre tripé para fotografar. Com uma distância focal muito elevada, fica praticamente impossível fazer o foco segurando o equipamento com a mão.

      Abraço e bons cliques!