Como calcular o zoom da sua objetiva?

Sempre que aparecemos com a câmera DSLR em um ambiente onde as pessoas não tem muito conhecimento sobre fotografia, alguém resolve fazer a pergunta: “Qual é o zoom da sua máquina?”

Princípio ótico do zoom
Princípio ótico do zoom.

A curiosidade é natural, pois esta é a linguagem que as pessoas estão acostumadas a “medir” os equipamentos: zoom e megapixels. Para tentar ajudar os amigos que sempre caem nesta armadilha, e ficam horas e horas tentando explicar que uma objetiva fotográfica usa outro tipo de referência, etc, etc, aqui vai uma forma simples, rápida e fácil para responder:

Para calcular o fator de zoom da sua objetiva, basta dividir o valor da distância focal máxima pela mínima.

Exemplo:
DF 18-55mm
(55 ÷ 18 = 3,055)
Significa que esta objetiva tem zoom de 3X.

Uma objetiva 28-300mm, possui um zoom ótimo de 10,7x
Uma objetiva 28-300mm, possui um zoom ótimo de 10,7X.

É claro que precisamos relacionar a objetiva ao tipo de sensor da sua câmera ( leia o post Desmistificando o fator de crop ), mas aí a conversa vai ficar loooonga demais, e tenho certeza que a resposta acima já é mais do que suficiente!

Anúncios

7 comentários em “Como calcular o zoom da sua objetiva?”

    1. Oi Pedro!

      A Furb realiza o Curso Sequencial de Fotografia todos os semestres. Este é um curso de especialização que faz parte do Departamento de Educação Continuada da Universidade e tem como característica somente matérias específicas relacionadas à fotografia.
      Para maiores informações, visite o site da Furb: http://www.furb.br

      Acredito que você vai gostar!

    1. Bom dia Felipe!

      Sua pergunta é um tanto quanto “ampla”. Vamos ver se consigo ajudar…
      650-1300mm se refere a distância focal da objetiva e não tem relação com a distância entre a câmera e o sujeito/objeto a ser fotografado. Não sei se ficou claro no artigo acima.

      Com uma teleobjetiva, certamente você irá conseguir fotografar algo a 300 metros de você. A questão é COMO você deseja fazer este enquadramento: o detalhamento das mãos de uma pessoa ou a pessoa inteira? Aplaca do carro, o carro inteiro ou o carro andando em uma rodovia? Entende o que estou querendo dizer?

      Só alerto para alguns cuidados com as teles: escolha bem os materiais que compõem a objetiva, veja se são de qualidade e utilize sempre tripé para fotografar. Com uma distância focal muito elevada, fica praticamente impossível fazer o foco segurando o equipamento com a mão.

      Abraço e bons cliques!

    2. Olá amigo;

      Sou leigo e ainda ficou uma dúvida… Poderia me ajudar?

      Além do zoom da lente que você ensinou a calcular, as maquinas ainda tem outro tipo de zoom né? (sempre falando de zoom ótico, não interpolado)

      Se não… uma máquina com lente 18-55, tendo apenas um zoom de 3x, perderia (no quesito zoom) para a máquinas semi profissionais que tem zoom ótico de 22x

      Afinal de contas… maquinas profissionais ajustam o zoom apenas girando o aro do lente, ou também ajustam o zoom pelo “controle do dedo” no corpo da máquina?

      1. Oi, Romulo!

        Não tenho certeza se entendi bem a sua pergunta… mas até onde tenho conhecimento, só existem dois tipos de zoom: ótico e interpolado.

        A forma de acionamento do zoom não quer dizer nada sobre seu fator de ampliação ou qualidade. Se o acionamos girando a objetiva em uma DSLR ou pressionando o botão (+/-) de uma câmera compacta avançada, os efeitos e o resultados são os mesmos.

        A diferença está nos mecanismos óticos de cada um dos sistemas. E normalmente na qualidade dos cristais utilizados. Mas em ambos os casos, temos zoom ótico.

        Espero ter ajudado com a sua dúvida.
        Abraço e bons cliques”