Desmistificando o fator de crop

Na hora de comprar uma câmera fotográfica DSLR (digital single lens reflex), todo mundo fica empolgado com a marca, se preocupa com “os megapixels”, se o grip é bom, etc. Mas pouca gente presta atenção no tipo e tamanho do sensor da câmera que está adquirindo. Normalmente só os fotógrafos mais experientes levam este item em consideração na hora de fazer um upgrade no equipo.

Fator de crop, ou fator de corte, é a medida do tamanho do sensor da sua câmera DSLR. As antigas câmeras analógicas apresentavam um padrão de filme, onde cada instantâneo, cada quadro (frame), apresentava uma medida de aproximadamente 35 mm – 36×24 mm.

Até aí, tudo bem. O problema é que cada fabricante produz equipamentos com tamanhos diferentes de sensores e isto não implica só na resolução e qualidade das imagens capturadas, mas também relação da distância focal das suas objetivas. Sim… isso mesmo! Uma mesma objetiva reage diferente em câmeras com sensores de tamanhos diferentes. Por exemplo: uma objetiva de 50mm passa a funcionar como se tivesse 80mm em uma câmera cujo fator de crop é de 1.6x (50 x 1.6 = 80). Veja abaixo a tabela de conversão:

Normalmente o manual da sua câmera vai dizer qual o tamanho e o fator da sua câmera. Uma boa pesquisada na internet também pode ajudar, mas até lá saiba o fatores dos modelos mais usadas hoje em dia:
1.3x – Canon EOS 1D/1D MkIIN
1.5x – Nikon D40/D50/D70/D70s/D80/D200/D300/D2XD2Hs Minolta 7D/Fuji S3 Pro Pentax istDS/K100D/K110D/K10D
1.6x – Canon EOS 300D/400D/20D/30D

A Nikon trabalha com dois tamanhos de sensores: Full Frame (FX) e 1.5x (DX), a Canon, com três:Full Frame, 1.3x e 1.6x e os demais frabricantes ficam nos mesmos padrões, com exceção da Olympus, que possui alguns modelos com fator 2x.

A imagem acima ajuda a entender bem a diferença entre os tamanhos dos sensores.

Para facilitar ainda mais a vida dos colegas nikonzeiros, encontrei duas ferramentas no site da marca que ajudam a situar o seu equipamento e podem influenciar na escolha do seu próximo equipamento.

NIKKOR Lenses Simulator
Simula visualmente a operação de uma determinada objetiva de acordo com o sensor marcado.

Clique na imagem para utilizar a ferramenta no site da Nikon.

NIKKOR Lenses Positioning Map
Ferramenta que mostra o alcance (range) das objetivas Nikkor e como cada uma delas opera de acordo com os formatos de sensores. O interessante é que você pode criar seu próprio mapa, de acordo com os equipamentos que possui.

Clique na imagem para utilizar a ferramenta no site da Nikon.

Anúncios

4 opiniões sobre “Desmistificando o fator de crop”

  1. Muito esclarecedor! O tamanho do sensor é que define a qualidade da imagem, mas muitas pessoas acham que os seus celulares são ótimos equipamentos fotográficos! E por pura falta de informação! E hoje em dia com tantos modelos, somos quase que enganados pelos fabricantes!

    1. Não acho que necessariamente o tamanho do sensor defina a qualidade da imagem, nem acho que foi isso que o Allyson quis dizer.
      A qualidade de uma fotografia, tecnicamente falando, está muito mais relacionada ao conjunto câmera/objetiva.

      1. Exato, Vinicius! O tamanho do sensor é apenas um dos fatores desta equação. Para que a imagem tenha qualidade técnica de captação, precisamos levar em consideração o conjunto, sendo que a qualidade da objetiva é parte fundamental e decisiva para isso.

        Carlos, quanto a questão dos smartphones, rende muito assunto e a polêmica é grande. Existem equipamentos no mercado com muita qualidade, mas concordo que com DSLR é outra história e cada equipamento tem seu propósito.

        Acho que vou precisar escrever outros posts para complementar este… hehehe

        Abraço aos dois!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s